Resenhas

The Trouble with Templeton – Rookie

Banda australiana lança disco com personalidade Pop e triste, sempre agradável com seus violões e estruturas livres

Loading

Ano: 2013
Selo: Independente
# Faixas: 12
Estilos: Pop Folk, Pop Rock, Indie
Nota: 3.5

Por menos expectativas que você tenha em relação a uma obra, é sempre possível se surpreender com ela. Foi assim minha relação com Rookie, da australiana The Trouble with Templeton. Antes de ouvi-lo inteiro, eu só tinha escutado a balada You Are New (que gostei logo de cara) e o Rockzinho de Like a Kid, de um estilo que, particularmente, nunca me agradou. Por menos que os dois singles (por serem bem diferentes entre si) me revelassem do disco, ganhei algumas boas surpresas ao colocar o álbum pra tocar.

A primeira delas se chama Whimpering Child e cumpre a função de abrir o disco. Com um violão inquieto, algumas quebras na estrutura e um grau de inventividade muito agradável. Características assim aparecem de novo em Heavy Lifting, Flowers in Bloom e Six Months in a Cast e acabam sendo a personalidade central do disco.

Sons como I Recorded You e Secret Pastures são um respiro em meio à energia presente no álbum, um descanso antes do fechamento com uma sequência bem interessante: Soldiers (tensa e irregular em sua estrutura), Glue (mais Rock Alternativo, daquelas que tem tudo pra brilhar em suas playlists) e a apoteótica Lint, com direito a um poslúdio discreto e simpático.

Acho que a grande questão aqui é que Rookie tem muito mais personalidade do que parece ter, ou uma qualidade maior do que promete. Suas faixas não são nada pesadas, mesmo as mais carregadas de instrumentos, e as tristes nunca são depressivas demais. Ou seja, fica um disco bom de ouvir a qualquer momento e mais marcante do que outros lançamentos que seguem a mesma linha estética.

No fim das contas, mesmo Like a Kid, que eu não gostei muito de primeira, acaba achando seu lugar dentro do disco e aquela melancólica You Are New nunca perde sua beleza. Fãs de violões Pop e criativos ou de tristezas amenas, este é pra vocês.

Loading

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.