Resenhas

Happy Diving – Happy Diving EP

Com uma clara inspiração nos anos 90, a banda lança um registro com nostalgia duvidosa

Loading

Ano: 2014
Selo: Father-Daughter Records
# Faixas: 4
Estilos: Indie Rock, Noise Rock
Duração: 10:28
Nota: 3.0

Tenho uma teoria de que a década situada há vinte anos no passado em relação à atual é a respectiva referência de sonoridades. Cresci nos anos 90 ouvindo histórias de como os anos 70 foram incríveis para a música, passei a adolescência nos anos 2000 vendo as batidas da Disco Dance e New Wave reemergirem dos anos 80 em bandas como The Killers, CSS e Chromatics e, seguindo a linha de raciocício, tenho visto em meus vinte poucos anos os anos 90 voltarem com tudo. E quando eu digo tudo, nenhum gênero está a salvo: Emo Revival, House, Electro, Hip Hop, Noise e Indie Rock. Desses dois últimos, encontramos no novo lançamento de Happy Diving, um prato de nostalgia cheio para os amantes desta época.

Happy Diving EP é um disco que evoca referências bem conhecidas. Durante sua audição, foi possível citar uma porrada de bandas cuja sonoridade se encontrava presente durante as quatro faixas do EP: guitarras pesadas evocando os riffs ásperos e sujos de Dinosaur Jr., linhas melódicas que, ao mesmo tempo que são envoltas de caos, passam sentimentos bem emotivos como nos discos novos de Yuck e Swearin’ (na faixa Never Been) e até mesmo uma certa agressividade passiva de moshs vista no mais recente trabalho de Japandroids (Sincere). Até mesmo o maravilhoso Repeater, disco da banda Fugazi não fugiu das ótimas referências de Happy Driving, envolvendo o ouvinte em uma aura undergound com muito jeans e cigarros.

Ainda que se basear em uma época seja algo completamente válido nos dias de hoje, a questão circunda mais no campo de se o álbum chama a atenção por brincar com a nostalgia ou se realmente propõe algo novo. Após escutar algumas vezes, percebe-se que lidamos mais com o primeiro caso. Um fã de Yuck, Dinosaur Jr., Japandroids com certeza indicaria esse EP para alguém escutar, mas a validade da dica se basearia muito mais no gosto pelos anos 90, e menos do que por algum diferencial exclusivo a Happy Diving. Não que alguém que desconheça o cenário Indie Rock e Noise desta década não possa a vir escutar. Na verdade, acho até mais interessante você ir conhecendo primeiro os influenciados do que as influências. Porém, parece que você se interessa mais pelo som da década do que pelo som da banda, botando em cheque a validade de se produzir algo exclusivamente nostálgico.

Entretanto, vale escutar o disco. Como dito, é um bom jeito de conhecer grandes nomes da década passada de uma forma menos trabalhosa do que baixando todos os discos destas influências (afinal, tratam-se de bandas com pelo menos quinze anos de existência). Um pouco mais do mesmo, porém divertido. Bom para rechear playlists dos anos 90. Dá um gosto, porém não é o tempero especial.

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Dinosaur Jr., Japandroids, Yuck
ARTISTA: Happy Diving
MARCADORES: Indie Rock, Noise

Autor:

Produtor, pesquisador musical e entusiasta de um bom lounge chique