Resenhas

Cassorla – Amigos EP

Recheado de participações de amigos ilustres, músico traz um EP de beleza instantânea apoiado em sua guitarra característica

Loading

Ano: 2014
# Faixas: 6
Estilos: Pop Rock, Indie Rock, Indie Pop
Duração: 23:49
Nota: 3.5
Produção: Ben Cassorla
Itunes: http://clk.tradedoubler.com/click?p=214843&a=2184158&url=https%3A%2F%2Fitunes.apple.com%2Fbr%2Falbum%2Famigos-ep%2Fid796642207%3Fuo%3D4%26partnerId%3D2003

Amigos, EP de Cassorla, projeto que leva o sobrenome do guitarrista Ben, é o tipo de obra que quebra a rotina de quem trabalha escrevendo sobre música, deixa nossa guarda baixa, tornando sem sentido qualquer tentativa de analisar demais a música e nos faz lembrar de um outro lado da moeda.

Existem artistas que gostam de romper barreiras, quebrar expectativas, elevar a música a um novo patamar. Outros decidem passar alguma mensagem séria, usam a música como forma de refletir sobre a vida e toda a sua complexidade. Mas quando mergulhamos diariamente em obras com algumas ou todas as características citadas acima, às vezes esquecemos que há outros pontos de vista, aparentemente menos ambiciosos, mas que acabam tendo resultados tão importantes quanto.

Ben Cassorla vê na música sua forma de esquecer um pouco da loucura do dia a dia, uma oportunidade para reunir sua turma e apenas fazer um som. Amigos é um delicioso EP com faixas de beleza instantânea, todas apoiadas numa guitarra meio rouca, com muita personalidade, sendo difícil não se empolgar de primeira.

Cada uma das seis faixas traz um amigo ilustre do guitarrista, mas Cassorla não tenta ser o centro das atenções e chama seus parceiros para desempenharem papéis importantes em todas elas.

Taylor Goldsmith, da banda Dawes, por exemplo, fica responsável pelos vocais de Future One, que abre o disco. O mesmo acontece com Crash, da Edward Sharpe And The Magnetic Zeros em I Am, Eric Earley (Blitzen Trapper) em Bloody, Henry Wolfe e Elizaveta em Lee e Krystle Warren em What’s The Universal. Só Aubrey Plaza, a April da série Parks And Recreation, que fica com o saxofone em Bona Fide, mas vendo o destaque que suas participações na faixa e no clipe trouxeram para o amigo, não há como dizer que sua contribuição foi menor do que a de quem emprestou os vocais.

Amigos não é um EP com uma proposta musical muito clara e isso não é ruim. Ele traz uma mistura de Pop Rock com alguma influência do Indie Rock dos anos 90 pelo peso das guitarras e também algumas baladas mais românticas. Sua guitarra tem um som rouco, arrastado muito característico que permeia todas as canções e apesar de ser muito bem tocada e demonstrar toda a qualidade de Ben como guitarrista que já tocou com Edward Sharpe And The Magnetic Zeros e Washed Out, entre outros, podem deixar a audição um pouquinho mais cansativa quando a obra toda for ouvida na sequência. Mesmo assim, este não é um EP para ser curtido desta forma, cada canção tem sua personalidade e seu charme especial, então cada uma deve ir para uma playlist diferente da sua vida e assim só as qualidades serão lembradas.

Os grandes destaques do álbum e onde a criatividade do músico mais aparecem são Future One e a divertida Bona Fide. Ambas são Pop, mas trazem elementos inusitados e quebras de expectativa empolgantes que conseguem deixá-las mais especiais do que seriam se fossem compostas sem esse clima de amizade e descontração. Cassorla mostra que boas amizades podem sempre andar ao lado de um bom trabalho.

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Paul McCartney, Vampire Weekend, Girls
ARTISTA: Cassorla

Autor:

Nerd de música e fundador do Monkeybuzz.